Introducción
Planejando uma aventura pela Europa e quer explorar tudo no seu ritmo? Alugar um carro é a opção perfeita para ter liberdade e conforto durante a sua viagem.
Neste guia completo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre como alugar um carro, cruzar fronteiras com segurança, escolher os melhores seguros e evitar surpresas.
Vamos te mostrar dicas práticas que vão transformar sua experiência na estrada e garantir uma viagem tranquila e cheia de descobertas.
Caso queira um vídeo resumido o que vou abordar aqui, clique aqui
Ver esta publicação no Instagram
Como fazer a reserva do carro na Europa de forma segura
Na hora de reservar o carro, sempre coloque os dados do cartão de crédito do motorista principal! Se é você quem vai dirigir, são os dados do seu cartão que precisa constar lá.
Na hora da retirada do carro você precisará passar novamente o cartão para fazer um caução e precisa ser no seu nome. Caso você faça com o cartão de outra pessoa, precisará pagar a mais para adicionar mais motoristas.
É muito importante se atentar a isso porque caso a polícia te parar, precisa ser o motorista que está na licença do carro dirigindo!
Lembre de ter um cartão de crédito com um limite “ok” por conta do caução necessário, não é só o limite do valor do aluguel do carro. Os cauções podem variar entre 300 a 500 euros, é uma quantia que será “bloqueada” no seu cartão e só será cobrada caso haja danos no carro.
Tudo o que você precisa saber para cruzar fronteiras na Europa
Outro ponto que você precisa se atentar bastante é caso você queira cruzar fronteiras de países e a época que você vai.
No inverno alguns países exigem acessórios específicos nos carros, como pneus de inverno ou correntes a bordo, e tem países que não exigem. Por isso na hora que você for reservar o carro é importante adicionar essa informação para te darem um carro com os acessórios apropriados.
Na hora de reservar não há um campo específico para isso, mas você pode adicionar na parte de “observações” que você cruzará a fronteira e escrever os países que você vai.
Caso se esqueça de fazer isso nesse primeiro momento, pode entrar em contato com a locadora via e-mail informando que você irá em outros países e pedindo para que seja um carro que esteja de acordo com as exigências para cruzar as fronteiras.
Fique atento (a) também quanto às exigências do país que você está indo sobre pedágios e taxas para circular de carro.
Por exemplo, na Suíça não há pedágios, mas você precisa do “Vignette” que é um adesivo que você cola no parabrisa do carro e caso você não tenha ele, pode pagar multas por transitar por lá.
Alguns carros alugados já vem com ele (o nosso veio), mas alguns não, então vale a pena entrar em contato com a locadora para tirar essa dúvida.
Guia de seguros e coberturas para alugar carro na Europa
Há vários tipos de seguro que você pode contratar, o do site onde você reservou o carro, o da locadora diretamente e o do cartão de crédito. Vou te explicar melhor sobre cada um deles e a hierarquia entre eles.
Como funciona o seguro do site de reserva de carros
Geralmente reservamos carro pelo app da RentCars, que é como se fosse um “buscador” de locadoras de carros, ele dá o preço de vários modelos e várias locadoras.
Quando você reserva o carro por lá é possível incluir o seguro do RentCars, com uma taxinha a mais que você paga e essa taxa depende da cobertura que você deseja.
Nós sempre incluímos um seguro de cobertura boa da RentCars, mas quase nunca é o de maior cobertura. Mas isso vai muito de pessoa para pessoa! Escolha um que vá te deixar em “paz”, com a sua decisão.
Entenda o seguro oferecido diretamente pela locadora
Quando você vai retirar o carro a locadora geralmente é muito insistente para te fazer pegar a cobertura máxima com eles, mas não é obrigatório, você pode negar.
Fica a seu critério confiar em uma cobertura mais básica da locadora combinada com um seguro da RentCars, por exemplo, ou optar somente pelo seguro da locadora.
Uma coisa que não indico é você ter duas coberturas, ainda mais se for coberturas altas, tem que ser um ou outro (RentCars ou da locadora), se não você estará pagando duas vezes pelo mesmo serviço.
Ver esta publicação no Instagram
Vantagens e cuidados com o seguro do cartão de crédito
Muitos cartões de crédito têm o benefício de oferecer o seguro do carro de forma gratuita, mas você precisa fazer a reserva utilizando esse cartão!
Caso você tenha esse benefício, mesmo que você já tenha contratado algum dos seguros anteriores, eu indico sempre fazer, é uma segurança a mais. Você faz no site do seu cartão mesmo, é bem rápido e deve emitir o seguro antes do primeiro dia de retirada do carro, para garantir a cobertura.
Agora eu não indico você confiar somente no seguro do cartão, leia todas as cláusulas de cobertura do seguro que você vai ver que é sempre bom ter outro em conjunto. Mas como ele é gratuito, vale a pena fazer.
Como funciona a hierarquia entre diferentes seguros de carro
É muito importante você ler todas as cláusulas do seguro (ou dos seguros) que contratar, geralmente um não sobrepõe o outro. Por exemplo: caso você tenha os três seguros (da locadora, do site buscador e do cartão) existe uma ordem para acioná-los.
O seguro direto da locadora sempre será o “principal” a ser acionado, caso aconteça algo. Os outros como o da RentCars ou do cartão de crédito só cobrirão caso falte alguma cobertura no seguro da locadora e que eles CUBRAM.
Caso você não tenha o seguro da locadora, ou a cobertura seja muito básica, aí você aciona o da RentCars, ou de outro site que você fez a reserva. Ele vai cobrir tudo o que está descrito na apólice que você contratou, excluindo aquilo que o seguro da locadora cobre.
Por exemplo, o da locadora cobre danos no carro e o da RentCars cobre danos no carro e danos a terceiros, nesse caso a locadora vai arcar com os danos no carro e o da RentCars vai arcar com o “excedente” que seria os danos a terceiros. Tudo isso está nas cláusulas da apólice de seguro.
O do cartão de crédito acontece da mesma forma, nesse caso ele é o último a ser acionado. Em suas cláusulas está bem específico que caso tenha outro seguro válido, o outro seguro deve ser acionado, o do cartão só cobrirá o “excedente” que faz parte da cobertura.
Então lembre-se sempre dessa ordem, caso aconteça algo: primeiro o seguro da locadora, depois do site buscador, por último do cartão de crédito. Ler todas as apólices e coberturas vai te trazer mais clareza!
Dicas extras para dirigir e estacionar com tranquilidade na Europa
No mais se atente às leis de trânsito, ao limite de velocidade e aos lugares permitidos estacionar. Eu, particularmente, gosto bastante de viagens de carro, dá muita liberdade.
O único ponto que não considero tão bom é caso seu foco seja apenas em cidades grandes, aí o carro pode ser uma grande dor de cabeça por conta do trânsito e estacionamentos. Mas se sua intenção for rodar por vários lugares e fazer as cidades dos interiores dos países, vai ser uma ótima forma de aproveitar!
Agora que você já sabe como alugar um carro na Europa sem complicações, é hora de colocar tudo em prática e começar a planejar a sua viagem dos sonhos. Explore paisagens incríveis, cidades charmosas e crie memórias únicas com total liberdade.
Gostou desse conteúdo? Quer mais dicas como essa? Ficou com alguma dúvida? Estou disponível no Instagram para te ajudar, pode me chamar!
Ana Giullia
Sou a Ana Giullia, expert em viagens internacionais e te mostro a melhor forma de viajar pelo mundo!