Introduction
Fazer uma viagem em família é uma oportunidade incrível para construir memórias afetivas que acompanharão a todos por toda a vida. Quem não guarda com carinho aquelas lembranças de viagens em família?
As viagens também são ótimas oportunidades para aprender sobre novas culturas, formas de vida e peculiaridades regionais.
Muitas pessoas acham que, para viajar com crianças, é necessário levar mil bagagens e ir apenas para destinos tipicamente infantis, como resorts ou parques temáticos. Mas, na verdade, qualquer destino pode ser bem aproveitado pelas crianças. Com algumas dicas simples, é possível transformar qualquer viagem em uma experiência inesquecível para toda a família.
A primeira dica é entender que a viagem não começa no dia do embarque e não acaba na volta para casa. A expectativa antes e a recordação depois da viagem também ajudam a fixar as memórias no coração de todos.
Está pronto para transformar suas viagens em família em momentos inesquecíveis? Continue lendo e descubra dicas essenciais para planejar não só os lugares para viajar com filhos pequenos, mas também como ter a viagem perfeita com as crianças!
Antes da viagem: envolva a criança no planejamento
Envolva a criança no planejamento da viagem: As crianças adoram fazer escolhas e serem envolvidas nas decisões. Isso não seria diferente numa viagem. O nível de envolvimento deve variar com a idade e maturidade da criança. Avalie quais decisões podem ser compartilhadas e quais devem ser feitas exclusivamente pelos adultos, como por exemplo escolher os lugares para viajar com filhos pequenos.
Ver essa foto no Instagram
Crie um roteiro flexível: Fazer um roteiro ultra detalhado com muitos compromissos é o melhor caminho para se frustrar. As crianças têm seu próprio ritmo, e é necessário ajustar a viagem a isso. Inclua pausas para brincar no parquinho, sonecas e tenha clareza do que seu filho pode fazer para que a viagem não fique cansativa para as crianças e estressante para os adultos.
Crie um clima e gere expectativas: Mostre imagens do destino e das atrações, dê uma ideia do que a criança vai encontrar na viagem. Além de trazer previsibilidade que acalma a ansiedade das crianças, isso também faz com que a criança reconheça as atrações durante a viagem e aumente o senso de participação e realização.
O que pode ser aprendido na viagem: Todo destino guarda histórias, curiosidades e oportunidades de novos conhecimentos. E ainda melhor se o aprendizado começar antes de sair de casa. Leia livros, veja filmes, ouça músicas, faça atividades lúdicas que envolvam o destino. Pense no que pode ser aprendido durante a viagem e trate essas atividades como um momento de qualidade em família.
Ouça a criança: Nunca se sabe o que se passa nas cabecinhas criativas das crianças. Ouvir o que elas esperam da viagem, seus desejos, medos e preocupações pode ajudar a alinhar as expectativas e reduzir a ansiedade.
Faça uma contagem regressiva: Existem várias técnicas para acompanhar a passagem do tempo e, enquanto gera expectativa, acalma a ansiedade. Risque dias no calendário, crie argolas de papel que são eliminadas diariamente, etc.
E chegou a hora de viajar com as crianças! A essa altura, seu filho estará super empolgado e cheio de expectativas sobre os dias que estão por vir.
Durante a viagem em família: relaxe, viva o momento e divirta-se!
Flexibilize algumas regras: Como horário de dormir e tipo de alimentação. Viva esse momento de exceção e lembre-se que, em breve, você estará de volta à rotina.
Esteja aberto a mudanças de planos: Tenha o roteiro como uma direção, não como lei. Algumas coisas não saíram como planejado, e não se deixe abalar.
Ver essa foto no Instagram
Acima de tudo, divirta-se! Aprenda junto com a criança: A viagem deve ser para toda a família, não apenas para os filhos. Ao fazer viagens em que todos têm oportunidades de viver experiências únicas juntos, os dias tornam-se realmente especiais.
Depois da viagem: relembrar é viver!
A volta à rotina depois de uma viagem pode parecer triste. Relembrar os momentos vividos é a melhor forma de manter as lembranças frescas.
Imprima fotos: Considere fazer um livro com fotos e outras lembranças desses dias inesquecíveis em família. Isso será tão importante para uma viagem inesquecível quanto realizar pesquisas sobre os melhores lugares para viajar com filhos pequenos.
Decore a casa: Traga pequenos souvenirs da viagem. Deixe essas lembranças visíveis na sua casa e revisite-as sempre que desejar.
Mas e aí? Já consegui escolher os lugares para viajar com filhos pequenos ? Preparado para embarcar na sua próxima aventura em família? Planeje sua viagem com nossas dicas e compartilhe suas experiências conosco! Não esqueça de compartilhar o artigo com amigos que querem viajar com crianças e nos seguir nas redes sociais para mais inspirações de viagens.
Três Mochilas Pelo Mundo
Somos uma família nômade na estrada há mais de 5 anos, viajando pelo mundo enquanto experimentamos diferentes estilos de vida com nossa filha