Introducción
Definitivamente Machu Picchu está entre os destinos mais incríveis e surpreendentes do mundo! Observar e caminhar pela cidade perdida está entre as experiências mais icônicas que já vivi.
É inacreditável quanto a civilização inca foi organizada e avançada em seu tempo. A arquitetura, astronomia, agricultura e todos os rituais que aconteciam naquele espaço são impressionantes! Eu sempre digo: todo mundo deve visitar Machu Picchu ao menos uma vez na vida. Mas a riqueza histórica e cultural do Peru não acaba por aí!
O Peru está entre os destinos mais procurados na América Latina devido ao seu alto potencial turístico, unindo sua rica herança cultural e histórica, paisagens naturais de tirar o fôlego e uma cena gastronômica única!
Portanto, confira a seguir uma lista completa dos principais pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro e que vale a pena visitar além de Machu Picchu durante a sua visita ao Peru.
Lima: o coração cultural e gastronômico do Peru
Lima é a capital do país, local que une história, gastronomia e modernidade. Sendo o centro político, econômico e cultural do país, Lima pode ser a melhor porta de entrada para a magia peruana que você vivenciará.
Por lá, busque conhecer o centro histórico, a Plaza Mayor, o Museu Larco e os bairros de Barranco e Miraflores. Aprecie o pôr do sol no Pacífico enquanto desfruta de um refrescante ceviche.
Ver esta publicação no Instagram
Oásis de Huacachina: aventura no deserto de Ica
Esse é um pequeno oásis no deserto de Ica. O oásis é conhecido por sua lagoa rodeada por dunas de areia gigantescas, que oferecem ótimas oportunidades para passeios de buggy e sandboard.
A paisagem desértica ao redor da lagoa é deslumbrante e contrasta fortemente com a vegetação verde ao redor da água. Um visual para ficar na memória!
Laguna 69: o paraíso das trilhas no parque nacional Huascarán
Se você curte trilhas e aventuras, este é o destino certo!! Localizada no Parque Nacional Huascarán, a trilha de 14km chega a 4.600 metros e garante uma das paisagens mais icônicas do Peru. O lago azul turqueza, com as montanhas ao redor faz todo o esforço valer a pena!
Lagoa Humantay: a trilha perfeita para aventuras andinas
Ainda para os trilheiros, aos pés do Monte Humantay está outra lagoa de um azul profundo, cercada de montanhas nevadas e pura natureza. A caminhada é mais curta, cerca de 2h, mas lembre-se: os 4.200m exigem esforço e preparo físico.
Arequipa: a cidade branca e suas maravilhas coloniais
“A Cidade Branca” leva este título devido à sua arquitetura colonial em pedra de vulcão. Suas ruas são repletas de edifícios históricos tombados e seu visual fica completo com a cadeia de vulcões que a cerca. Além de belíssima, a cidade é também um ótimo ponto de partida para explorar a região ao redor.
Vale do Colca: explore um dos Cânions Mais Profundos do Mundo
O vale é famoso por sua beleza natural e possibilidade de observação da vida selvagem. Por ali é possível observar alguns dos cânions mais profundos do mundo, com profundidades que chegam a 3.270 metros, um local privilegiado para observar o voo dos condors, uma ave sagrada para o povo inca. Estive nesta região recentemente e te garanto: a majestade do voo dessa ave de mais de 3m de envergadura está entre as cenas mais emocionantes da minha vida.
Ver esta publicação no Instagram
Puno: tradição andina e acesso ao lago Titicaca
A capital folclórica do Peru mantém tradições andinas até hoje, principalmente em festivais e celebrações folclóricas. Localizada a 3820m do nível do mar, é o ponto de partida para explorar o Lago Titicaca
Lago Titicaca: descubra as ilhas flutuantes e sua cultura única
Uma das regiões mais misteriosas do país, este que é o lago navegável mais alto do mundo, guarda águas profundas e azuis, e civilizações únicas! São várias ilhas, cada uma com suas tradições, história e costumes. Destaco aqui as Ilhas Uros e Taquile.
A primeira, são ilhas flutuantes, construídas de totora, uma planta aquática, já Taquile é uma ilha conhecida por sua produção têxtil. Mas o que mais impressiona aqui é a organização dos grupos enquanto sociedade e o respeito pela natureza.
Perguntei ao guia o motivo para não fazerem irrigação na Ilha Taquile e aumentar a produção de alimentos para seus moradores, e ele sabiamente me respondeu: O lago nasceu pra ser lago; a chuva nasceu pra ser chuva.
Cusco: a antiga capital Inca e suas riquezas históricas
Localizada a 3.400m do nível do mar, a antiga capital do Império Inca é considerada a “capital histórica” do Peru.
A cidade é um importante centro cultural e histórico, repleta de ruínas incas e arquitetura colonial espanhola. Visite o Centro histórico, a Plaza de Armas, o Templo de Qorikancha, Sacsahuamán, e meu favorito: o Mercado de San Pedro.
Vale sagrado dos Incas: o charme de Pisac e Ollantaytambo
Localizado perto de Cusco, é uma região rica em história e beleza natural. É conhecido por suas ruínas incas, incluindo Pisac e Ollantaytambo, uma charmosa cidade onde recomendo você pernoitar antes de ir a Machu Picchu.
A região é conhecida por suas paisagens impressionantes, com campos agrícolas, vilarejos tradicionais e montanhas imponentes. O vale é também famoso por sua produção de artesanato e por suas feiras, onde é possível comprar lindos produtos artesanais.
Ver esta publicação no Instagram
Montanha das sete cores: Vinicunca e suas faixas coloridas
Localizada a cerca de 5200m acima do nível do mar, essa montanha se destaca por suas faixas coloridas. Essa obra de arte não tem dedo inca!
As cores aparentes por toda a cadeia de montanhas se dá devido ao derretimento das geleiras que antigamente estavam ali, e com isso o resultado foi a exposição dos diferentes minerais e sedimentos de rocha. Apesar da altitude elevada, essa trilha eu fiz!
A caminhada é mais plana, com pequeno aclive e algumas partes mais desafiadoras. Garanta boa aclimatação e sempre priorize um passeio com acompanhamento de guias locais. Prepare-se para se deslumbrar com as faixas vermelhas, rosa, amarelas e verde, como um arco-íris natural!
Linhas de Nazca: o mistério dos desenhos milenares no deserto
Mais um mistério peruano! Estes desenhos feitos no solo datam de 500 a.C. e 500 d.C., as linhas formam um conjunto de figuras geométricas e formas de animais como macacos, pássaros e insetos, e até uma figura humana!
A precisão e a escala dos desenhos impressionam e até hoje o propósito de seu registro fica no campo das teorias. Para visualizar, o melhor caminho é voando! Os voos panorâmicos duram cerca de 40 minutos e partem do aeroporto de Nazca.
Muita coisa, né? Eu confesso que a primeira vez que visitei o Perufui esperando só Machu Picchu e acabei me encantando também com outras riquezas naturais pelo país. Isso sem contar a comida deliciosa, o acolhimento das pessoas e a energia que cerca as ruas destas cidades históricas.
Depois de explorar tantos destinos incríveis, fica claro que o Peru vai muito além de Machu Picchu. Com uma rica diversidade cultural, paisagens impressionantes e aventuras únicas, sua viagem será uma experiência inesquecível.
Não perca a oportunidade de descobrir cada um desses lugares e viver momentos que você vai levar para sempre. Vale lembrar que para ainda mais dicas como essa, você pode conferir por aqui, mas também lá no Instagram. Para acessar o perfil basta clicar aqui.
Bartira, vai pra onde?
Oie! Eu sou a Bartira e estou aqui pra te ajudar a viajar mais, de forma prática! Sempre trago dicas de Milhas, Gastronomia, Roteiro, Cultura e Viagem Solo, e acabo me descobrindo enquanto descubro o mundo.